Documentação
No aeroporto o visitante recebe uma permissão de estadia no País de três meses que podem ser prolongados antes de sua data de expiração, em qualquer escritório da imigração (Immigration Office) no País, por até no máximo nove meses.
No desembarque pode ser solicitada uma comprovação de provisão de fundos durante a estadia na Nova Zelândia de NZ$ 1.250,00 (mil dólares Neozelandeses) para cada mês, este valor pode ser comprovado em espécie, travel cheque ou fatura do cartão de crédito, o mesmo é exigido na extensão do visto ou permissão nos escritórios da imigração. Ou NZ$ 400,00 (quatrocentos dólares Neozelandeses) e evidência de acomodação pré-paga. Após o período de 12 meses como visitante você deverá ficar fora da Nova Zelândia por 12 meses ou mais para então poder retornar ao País como turista novamente.
Os funcionários da Imigração na Nova Zelândia são prestativos e cuidadosos, sempre pacientes e com disposição de passar de forma clara e simplificada todas as informações necessárias para a extensão ou troca de seu visto ou permissão.
Quem possui passaporte Brasileiro não precisa de visto para entrar na Nova Zelândia, e pode permanecer lá, como turista ou estudando, por até 3 meses.
É necessário apenas:
Passaporte válido
Passagem de ida e volta (Importante: para evitar problemas na imigração o retorno deve estar marcado para, no máximo, 3 meses após a entrada na Nova Zelândia)
Comprovante que possui dinheiro suficiente para se manter na Nova Zelândia pelo período desejado (pelo menos NZ$ 1.250,00 por mês dólares neozelandeses) (através de traveler cheque, dólares, cartão de crédito ou cartão pré-pago de viagem)
Comprovante da reserva de hotel na Nova Zelândia ou endereço onde ficará hospedado.
Vacina
A Vacina da Febre Amarela não é necessária para entrar na Nova Zelândia. Embora pouco se fale a respeito da necessidade da vacina, ela realmente não é exigida, mas se você tiver se vacinado, não tem problema. Em todo caso, ressaltamos a necessidade de ter um comprovante internacional de vacinação, que é emitido pela ANVISA e deve atestar que a vacina foi tomada 10 dias antes da viagem. Na hora do embarque no Brasil, a companhia aérea pela qual você fará a viagem também poderá exigir o certificado de vacinação.
Moeda
A moeda utilizada na Nova Zelândia é o Dólar neozelandês. O código de moeda é o NZD, O dólar neozelandês não é tão fácil de ser encontrado para compra no Brasil e se você pretende comprá-lo em território brasileiro, provavelmente terá que fazer uma reserva na casa de câmbio de sua preferência. Além do dinheiro em espécie, cartões de crédito e dos cartões pré-pagos, uma outra maneira de ter dinheiro na Nova Zelândia é sacando nos caixas eletrônicos na chegada ao país.
Horário
A Nova Zelândia é um dos primeiros lugares do mundo a ver o novo dia, 12 horas à frente de GMT (Hora Média de Greenwich).
No verão, a Nova Zelândia adota o "Horário de Verão", com os relógios sendo avançados em uma hora para GMT +13. O horário de verão começa no último domingo de setembro e termina no primeiro domingo de abril do ano seguinte, quando os relógios são postos de volta para GMT+12.
As pessoas que saem do Brasil e viajam para a Nova Zelândia levam alguns dias até se acostumarem com o novo horário, então, na hora de programar o roteiro de sua viagem, reserve também um tempo para descansar considere que a própria viagem de avião será cansativa e que os primeiros dias de viagem serão exaustivos pela falta de costume ao novo horário.
Leis
Esteja atento ao fato de que as leis na Nova Zelândia são bem diferentes das do Brasil e que um ato que parece simples e inofensivo pode provocar multa e fazê-lo desembolsar um bom dinheiro a fiscalização é mais severa, assim como a aplicação de penalidades. Beber e fumar em locais públicos pode ser proibido, então esteja sempre atento às placas ao redor. Atravessar uma rua fora da faixa ou em momento impróprio, fumar em local fechado ou colocar os pés no assento do trem podem gerar multa, beber na praia também, por exemplo.
Segurança
A Nova Zelândia é considerado um dos países mais seguros do mundo e ocupa a quarta posição, segundo o Global Peace Index, realizado pelo Instituto de Economia e Paz (IEP), além de ocupar o nono lugar em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).