PORTO

1/4
Quando Ir?
Em se tratando de clima, não há nenhuma época do ano considerada ruim para ir ao Porto ou qualquer outra cidade de Portugal. Na verdade, o país tem um dos climas mais quentes do continente e prova disso é que, enquanto alguns países europeus "congelam" no inverno, a terra de Vasco da Gama surpreende o visitante com temperaturas mais amenas.
 
Julho e agosto são considerados os meses mais quentes e com menos chuvas do ano, ideal para quem não se importa com o calor e deseja curtir a cidade, que fica às margens do Rio Douro. O único alerta para o período, no entanto, vai para os preços de hospedagem, que acabam ficando mais "salgados" do que o comum.
 
Mas se a sua intenção é aliar bom clima, bons preços e também poder desfrutar de uma cidade mais tranquila, em se tratando de movimentação turística, a dica é reservar a sua estadia de março a maio ou de setembro até o fim de outubro, levando em consideração, entretanto, que há maior incidência de chuvas a partir de setembro. Para conferir o clima no Porto neste exato momento, clique aqui.  
 
O que Levar na Mala
Roupas leves e sapatos apropriados são altamente indicados para aqueles que vão conhecer a cidade no verão. Nada como um bom par de tênis, inclusive, para subir e descer as escadarias e ladeiras da cidade com tranquilidade, sob o calçamento (histórico) de paralelepípedos. Ah, e não se esqueça de levar um bom filtro solar, pois o sol nesta época não costuma dar muita trégua!
 
Mas se a sua estadia é durante o outono ou o inverno, a dica é se precaver levando na mala roupas e sapatos para suportar as mínimas de 5°C e máximas de 14°C, em média, e também um guarda-chuva ou capa, caso chova.
O que Fazer?
O Porto é uma cidade de inúmeras possibilidades e onde você, com certeza, não vai ficar um minuto sequer sem ter o que fazer. Para aproveitar tudo o que este destino oferece é preciso um certo fôlego e não só para subir as íngremes escadarias e ladeiras da cidade. 
O Porto é um destino que merece ser visto e sentido. E para que isso aconteça da melhor forma possível, não deixe de explorar a cidade a pé e com calma. Para ajudá-lo, apresentamos, a seguir, algumas áreas imperdíveis: 
 
Bairro da Sé - é chamado, também, de Centro Histórico do Porto, cheio de ruelas antigas e muito estreitas, onde se recomenda o passeio a pé e sem pressa. Prédios históricos e de grande valor arquitetônico estão por todos os lados, além do comércio forte, uma das características da área. 
 
Baixa Portuense - para explorar esta área, comece pela estação de trens de São Bento, seguindo pela Rua do Loureiro e a Rua Chã. Depois, siga para a Praça da Batalha, passe pelo Teatro Nacional de S. João e o Mercado do Bolhão aproveitando cada cantinho, pois vale muito a pena perder-se nesta vibrante região do Porto. 
 
Ribeira - Não somente o cenário encantador faz a fama da Ribeira. O fato de que a área é, também, uma das mais movimentadas da cidade contribui para o reconhecimento do lugar. Além da charmosa praça da Ribeira de frente para o belo rio Douro e das pequenas ruas com pavimento de paralelepípedo, lá o visitante vai encontrar uma série de restaurantes, bares e cafés.
 
Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e região podemos dizer que a Praça da Liberdade é o "centro" da vida do Porto. No local está a belíssima e ampla praça com a estátua de dom Pedro IV e, na porção Sul, o Edifício das Cardosas, do século XVIII.  
 
Vila Nova de Gaia - do outro lado da ponte de d. Luís, debruçado sobre o Rio Douro, está o município de Vila Nova de Gaia, a casa das caves do Vinho do Porto (Graham's, Sandeman, Taylor, Cálem etc.).
 
Mas além das famosas caves, Vila Nova de Gaia merece ser explorada com calma, não somente pelas belezas e paisagens, mas também por pontos turísticos e atrações, como a Igreja e Mosteiro da Serra do Pilar.
Como Chegar?
Avião
Voos, com ou sem conexões, partem diariamente das principais capitais brasileiras com destino ao Porto. A companhia aérea portuguesa TAP por exemplo, opera voos sem escalas partindo de São Paulo. Já outras empresas como TAP, Azul, Iberia, Latam Brasil promovem o trecho com conexões em outras cidades da Europa, como Lisboa e Madri.
 
Uma boa opção para os que estiverem no continente europeu e desejam economizar são os voos operados por companhias low cost, como a Easyjet (partindo de Londres, Paris e Genebra) e a Ryanair (Londres, Barcelona, Frankfurt e Madri).
 
Trem (Comboio)
Chegar ao Porto de trem pode ser uma excelente alternativa para os que já se encontram em Portugal ou países vizinhos. A viagem de Lisboa até o Porto, por exemplo, dura entre 2h30 e 3h, é bem confortável, e os preços das passagens não são altos.
Carro
Chegar ao Porto de carro pode ser uma boa opção para os que já estão no continente e desejam visitar destinos em Portugal. Porém, locomover-se de carro na cidade pode não ser a maneira mais indicada se a intenção for economizar tempo e dinheiro. Isso porque o transporte público local consegue atender bem aqueles que estão na cidade a passeio.
Dicas
Documentação
Cidadãos brasileiros não precisam de visto de turismo para permanência por até 90 dias em Portugal e em outros países-membros do Acordo Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, República Checa, Suécia e Suíça), porém, no momento do desembarque, serão exigidos passaporte válido e outros comprovantes, como passagem de ida e volta, comprovante de recursos financeiros, seguro-saúde válido em todos os países-membros do acordo, entre outros.
  
Cruzeiro pelo Douro
O passeio pelo Douro é interessante não somente pelas bonitas paisagens ao longo do percurso, mas também por toda a história do rio e também pelas cinco barragens (eclusas) construídas com o intuito de facilitar a navegação. Hoje, elas são um dos pontos altos do passeio, o desnível da barragem do Carrapatelo, por exemplo, chega a ser de 35 metros, considerado um dos maiores da Europa.
 
Várias empresas do Porto oferecem passeios pelo Douro, a maioria delas têm estandes situados no cais da Ribeira, de frente para o rio. São tours variados, de um dia, apenas, "subindo ou descendo o rio" e que incluem passagens de trem (para os passeios que saem do Peso da Régua, a pouco mas de 100 km do Porto), refeições no barco, música e muita animação (em torno de 80 euros por adulto), além de passeios com menor duração (de 4, 5 horas), cruzeiros de vários dias, barcos de aluguel e muito mais.
Tomadas Elétricas
Está pensando em levar algum aparelho eletrônico na sua viagem? Então não se esqueça de que, em Portugal, a voltagem é de 220 volts. Quanto ao formato das tomadas, o padrão europeu é de dois pinos. Leve o seu adaptador!
 
Segurança
O Porto é uma cidade considerada segura para o turista, mas, ainda assim, a dica é que o visitante fique muito atento a todos os seus pertences, em especial bolsas, mochilas e itens como câmera fotográfica e celulares. Todo cuidado em viagens é pouco, especialmente se o destino escolhido for muito turístico.

777 TUR: Desde 2010!!!

Faça Seu Pedido Abaixo:

AV.BARÃO DE MAUÁ, 684, 1° ANDAR - MAUÁ SÃO PAULO - 09310-000

TELEFONE: (11) 2375-7377 / (11) 2375-7477

WHATSAPP: (11) 97218-9884

E-MAIL: contato@777tur.com.br

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Google Maps - Círculo preto