ISTAMBUL

1/4
Quando Ir?
Um dos períodos do ano mais propícios para aqueles que planejam uma visita a Istambul e desejam condições climáticas favoráveis é, sem dúvida alguma, a primavera, que vai de abril a meados de junho. Temperaturas mais amenas e dias bonitos, excelentes para aqueles que curtem fotografar, também costumam ocorrer entre setembro e outubro, em pleno outono.
 
Julho e agosto são meses bem agitados na cidade, que sedia, nesse período, uma grande variedade de festivais. É bom saber, também, que a temporada é de calor intenso; por outro lado, os dias estarão mais longos, perfeitos para quem gosta de agitos noturnos. Já aqueles que curtem um friozinho devem optar pela ida a partir de novembro - lembrando que o adicional neve, na fase mais tensa do inverno, deve ser sempre considerado. 
 
É importante, ainda, que o visitante fique atento para as datas de feriados religiosos na Turquia, quando o horário de visitação de alguns pontos importantes da cidade pode ser reduzido. 
O que Fazer?
Istambul é de tirar o fôlego de qualquer visitante, esteja ele acostumado a conhecer muitos lugares do mundo ou não. Embora seja uma cidade com mais de dois mil anos de idade e isso faz com que o fator “história” esteja presente em cada metro quadrado,  cada esquina, é preciso mencionar que a metrópole também tem seu lado moderninho (a chamada “parte nova” impressiona bastante nesse sentido), além de uma intensa vida cultural.
 
Boa parte das melhores atrações turísticas de Istambul se concentra na fascinante e famosa Cidade Antiga. É impossível andar pelas ruas da região e não se encantar pelas imponentes mesquitas, ouvir o muezzin chamamento propagado pelos minaretes da cidade, convocando as pessoas à oração e não sentir algo de especial. 
 
Percorrer a pé alguns bairros e os famosos bazares, como o Grand Bazaar (o maior e mais antigo) e o Spice Bazaar, cruzar a Ponte de Gálata, passear de barco pelo Bósforo e conhecer museus interessantíssimos, entre tantas outras opções, não podem ficar fora da programação daqueles que desejam conhecer a cidade.
Como Chegar?
Avião
Voos diretos ou com conexões partem diariamente das principais capitais brasileiras com destino ao Aeroporto Internacional de Ataturk, o maior de Istambul. A empresa turca Turkish Airlines, uma das companhias aéreas mais bem avaliadas do mundo, realiza o trecho São Paulo-Istambul sem conexões (13 horas de voo, em média).
 
Aqueles que já estiverem no continente europeu podem optar por voos operados pela Turkish e também por companhias como Air France/KLM, Lufthansa, Swiss, entre outras. Voos provenientes de outras partes da Turquia ou do continente europeu também podem aterrissar no aeroporto Sabiha Gökçen, localizado no lado asiático.
 
Trem
É possível ir de trem de Bucareste, na Romênia, a Istambul por intermédio do Bosphorus Express. O desembarque acontece na estação Sirkeci, que fica bem no centro da cidade (próxima à estação do bonde elétrico Eminönü). 
Da cidade grega Thessaloniki também é possível pegar um trem para Istambul.
 
Ônibus
Ônibus pertencentes a empresas turcas fazem o transporte de passageiros de alguns países da Europa, como Itália, Grécia e Alemanha, até Istambul), porém essa pode não ser a maneira mais rápida, devido não só ao trajeto longo, mas também às paradas nas fronteiras. O terminal rodoviário de Istambul, Esenler, fica a mais ou menos 15km de distância da Praça Taksim. De lá é possível pegar transportes para as demais partes da cidade.
Dicas
Documentação
Cidadãos brasileiros que forem a Istambul a passeio não necessitam de visto prévio de entrada (válido para um período de até 90 dias).

Em restaurantes/comércio
Confira sempre se a conta final bate com os itens escolhidos previamente no cardápio;
 Gorjetas são muito bem-vindas, caso tenha sido prestado um bom serviço;
 Ao fazer compras nos bazares de Istambul, pechinche, pois os turcos são excelentes comerciantes e farão o possível para não perder a venda.

Nas mesquitas
 Não é permitido entrar calçado nas mesquitas. Na entrada de alguns templos são fornecidas sacolas plásticas para que os visitantes carreguem consigo os seus sapatos;
Mulheres devem cobrir a cabeça (cabelo) com um lenço ou véu antes de entrar no recinto;

 
Fotos com flash não são permitidas. Além disso, por ser um local de orações, recomenda-se falar baixo.
 
Mulheres desacompanhadas devem ficar atentas quanto a homens que puxam conversa no meio da rua. Na maioria das vezes não é nada, porém não custa ficarem atentas.

No táxi
Ao entrar no táxi, observe se o taxímetro está ligado. Alguns motoristas costumam desligá-lo e cobrar um valor mais elevado;
Tenha sempre anotado o endereço do local a ser acessado para mostrá-lo ao motorista, se necessário. Muitos taxistas turcos não dominam a língua inglesa.

777 TUR: Desde 2010!!!

Faça Seu Pedido Abaixo:

AV.BARÃO DE MAUÁ, 684, 1° ANDAR - MAUÁ SÃO PAULO - 09310-000

TELEFONE: (11) 2375-7377 / (11) 2375-7477

WHATSAPP: (11) 97218-9884

E-MAIL: contato@777tur.com.br

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Google Maps - Círculo preto