GRAMADO & CANELA

1/4
Quando Ir?
Gramado e Canela são cidades destinadas ao turismo. Há eventos e programações culturais durante o ano todo, dada a infraestrutura local. A cidade de Gramado, por exemplo, é pequena, mas sua movimentação é bastante grande. As épocas de maior procura são a temporada de inverno e o Natal Luz, além dos feriados. A expectativa dos turistas fica por conta de ver a neve.
 
As temperaturas da cidade costumam ser mais baixas que a média do país, tanto por estar mais ao sul quanto por seus 830 metros de altitude. Isso não significa que a região não conheça temperaturas acima dos 30ºC, muito pelo contrário, durante o verão, é até comum que os termômetros atinjam a casa dos 32ºC durante o dia.
 
Outra estação marcante é o inverno, exatamente oposto ao verão, com temperaturas mínimas médias de 8ºC e máximas médias de 17ºC. Devido a frentes frias, quando é difícil prever as ocorrências, não raramente a temperatura cai para números congelantes — abaixo de 0ºC —, datas em que podem ocorrer geadas e, inclusive, neve. As precipitações são frequentes o ano todo, com médias menores no período entre abril e junho. 
 
Cada parte do ano traz uma característica forte à região das Hortênsias. O inverno é época de alta temporada, procurada por casais e famílias em férias que desejam desfrutar de baixas temperaturas. No final de novembro até janeiro, a beleza das hortênsias toma conta do lugar. O bacana é que o clima já não é tão frio quanto no inverno e a cidade fica linda, repleta de flores.
 
Em agosto, a cidade recebe o Festival de Cinema de Gramado, no Palácio dos Festivais. É estendido um tapete vermelho pela Rua Coberta, por onde passam diversas celebridades. O Festival é conhecido por presentear os ganhadores das categorias disputadas com uma miniatura do Kikito, símbolo da cidade e deus do bom humor.
 
Com o final do ano chegando, Gramado começa a se iluminar com enfeites de Natal. De novembro a meados de janeiro, os turistas podem desfrutar o Natal Luz, um espetáculo a céu aberto com show de sons, luzes, fantasias e fogos de artifício. O melhor Natal do Brasil atrai e encanta públicos de todas as idades. Se sua intenção é visitar a cidade nessa época, reserve com antecedência o hotel e o ingresso para os shows. É um evento inesquecível!
 
Neve em Gramado: essa é uma dúvida recorrente entre os turistas. Muita gente viaja para Gramado pensando em ver neve, mas a verdade é que esse é um fenômeno difícil de ocorrer e sem previsão com grande antecedência. Nos meses de julho ou agosto é até possível que haja geada, mas ninguém pode garantir que você encontrará a paisagem branquinha muitos meses antes de viajar. Cruze os dedos e torça para que o tempo contribua! 
O que Fazer?
Você encontra em Gramado e Canela os mais variados presentes da natureza. São rios, matas de araucárias seculares, animais silvestres, quedas d’águas belíssimas e o mais simples e ainda assim essencial: ar puro. Com o advento do turismo, essas cidades se transformaram, cresceram e hoje em dia oferecem uma estrutura turística rica e muito variada. 
São tantas atrações entre Gramado e Canela que, depois de uma viagem ao lugar, só se pensa que foram cidades projetadas para agradar. Seja num passeio ao ar livre ou entre seus museus, o diferencial da região é ter entretenimento para pessoas de todas as idades, especialmente para famílias que vão com seus filhos. São muitas atrações para as crianças que, além de terem contato com a natureza, podem aproveitar o encanto do Natal o ano todo. 
 
O dia a dia de quem visita essas cidades é na rua. Durante o dia, os turistas se dividem entre as atrações de Gramado e Canela e, ao final da tarde, retornam ao hotel para descansar e jantar em um bom restaurante. Para começar seu passeio pela cidade, recomendamos uma visita ao centro de Gramado, lá estão a Av. Borges de Medeiros, onde fica a Paróquia São Pedro e a Rua Coberta, onde estão restaurantes simpáticos e onde se toma um bom chocolate quente. O Lago Negro é ideal para fazer um passeio ao ar livre em um dia bonito e rende ótimas fotos, principalmente na época das hortênsias.

Para um passeio divertido, não deixe de ir ao Mini Mundo, um parque ao ar livre onde estão réplicas 24 vezes menores do que as construções originais e que tem várias curiosidades de uma cidade normal. Para realizar passeios diferentes, visite o Le Jardin, um jardim de lavandas ou vá ao Gramado Zoo, um zoológico que tem apenas animais da fauna brasileira.
 
O Snowland, um parque de neve fechado, em pouco tempo ganhou o gosto dos turistas e se tornou uma das maiores atrações da cidade. Nesse parque, você pode aprender a esquiar, patinar no gelo ou apenas curtir um dia "na neve", já que ele tem uma área de temperaturas negativas com neve artificial. 
 
A Av. das Hortênsias é a via que liga Gramado e Canela e nela estão várias atrações das cidades, como as fábricas de chocolate da Prawer e da Caracol, que têm uma área temática que conta a história do chocolate. Na Av. das Hortênsias está o Dreamland Museu de Cera, o Harley Motor Show, um bar com diversas motos Harley Davidson em sua decoração, o Super Carros, onde você pode alugar carros moderníssimos, e o Hollywood Dream Cars, um museu onde estão expostos carros antigos. 
 
O Parque Estadual do Caracol é um dos maiores pontos turísticos do Rio Grande do Sul e está localizado em Canela. No parque, fica a Cascata do Caracol, que tem cerca 130 metros e em seu parque vizinho, chamado Parques da Serra, ficam os bondinhos aéreos que têm uma vista linda da queda d'água! Também em Canela, você encontra atrações como o Parque da Ferradura, bom para quem quer um tempo ao ar livre e o Castelinho Caracol, uma antiga residência e hoje museu que serve um bom apfelstrudel. O Alpen Park e o Parque Terra Mágica Florybal são boas atrações para quem está com crianças; no centro de Canela, está a Catedral de Pedra, igreja icônica da cidade que fica toda iluminada durante a noite, uma graça!
Como Chegar?
Para pessoas de estados que não sejam o Rio Grande do Sul, viajar de avião até Porto Alegre traz conforto e rapidez. Uma combinação de meios de transporte é o mais comum para se chegar a Gramado e Canela: avião+carro ou avião+ônibus.
 
O aeroporto mais próximo de Gramado é o de Caxias do Sul, mas o aeroporto com melhor estrutura e o que a maioria das pessoas utiliza para chegar a Gramado é o de Porto Alegre, a cerca de 115 km de distância. A partir do aeroporto, você pode seguir para Gramado em um carro alugado, ônibus ou transporte de empresa turística.
 
De avião
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, é o principal do Rio Grande do Sul. Ele fica a cerca de 115 km de Gramado; devido à distância, você precisará de outro meio de transporte para chegar a Gramado. 
 
Para sair do aeroporto, algumas pessoas contratam serviços de transfer para completar o trajeto até Gramado e Canela ou alugam carros nas locadoras do aeroporto.
O Aeroporto Regional de Caxias do Sul é outra opção para quem chega de avião. Ele recebe voos das principais cidades brasileiras. Normalmente, as passagens são mais caras do que passagens para o Aeroporto Salgado Filho, mas a distância é menor até Gramado: são aproximadamente 70 km.
 
De ônibus
A Rodoviária Municipal de Gramado fica num ponto central da cidade e recebe ônibus de Porto Alegre e Caxias do Sul em vários horários do dia. Também chegam ônibus de cidades como São Paulo, Curitiba e Santa Catarina.
 
Para o trajeto Porto Alegre - Gramado/Canela, a principal linha é a da Citral.
Não se esqueça de que o fluxo de turistas é maior em períodos de alta temporada e vésperas de feriado, portanto não deixe para comprar sua passagem de última hora. 
 
De carro
A depender da sua região de origem, são várias as opções para chegar a Gramado de carro. Se você vai dirigindo, aproveite para abrir os vidros, sentir um pouco da brisa da região e observar a paisagem, dá vontade de parar o carro para fotografar frequentemente. Para quem se hospedará em Canela, será necessário esticar a viagem em apenas 7 km pela Av. das Hortênsias, que une Gramado a Canela. 
Saindo de Caxias do Sul, use a RS-235. Há dois pedágios no trecho até a cidade serrana. 
 
Partindo de Porto Alegre, as opções principais são:
- Via Gravataí e Taquara: Você passa pela BR-101, depois pela RS-020 até Taquara e segue pela RS-115 até Gramado.

 
- Via Novo Hamburgo, principal rota entre Porto Alegre e Gramado: saia da capital pela BR-290 e tome a BR-116, que segue até Novo Hamburgo. Em frente, você deve pegar a RS-239 e daí, para Gramado, pegue a RS-115. Essa opção é mais utilizada entre os turistas que chegam ao aeroporto e vão para Gramado. Para fazer a viagem, você não precisa alugar um GPS, basta utilizar aplicativos de localização no celular que é possível chegar à serra. 
 
Considerando que em Porto Alegre a concorrência de locadoras é maior, escolha alugar um veículo já na capital. Você pode alugar um carro em Gramado e Canela apenas para passear por lá, mas as restrições serão maiores e a disponibilidade de carros sem reserva, menor.
Dicas

Localização

Gramado está a cerca de 115 km do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e a apenas 7 km de Canela.

 

Gramado está a 843 metros de altitude.

​ 
Transfer
Quem viaja às cidades de Gramado e Canela sem carro pode contar com o serviço de leva e traz de alguns restaurantes. Os veículos buscam os turistas no hotel e, após a refeição, fazem o retorno para o hotel ou para outro ponto da cidade.
 
Simpatia
A atenção e cordialidade dos moradores e atendentes das cidades de Gramado e Canela é uma característica muito marcante. A qualidade do atendimento dispensada aos turistas costuma ser muito boa e a cidade realmente está preparada para o turismo. 
 
Roupas
Faça as malas lembrando-se de que as temperaturas amenas não são raras na Serra Gaúcha. Abuse de roupas quentes e segunda pele, porque o inverno pode ser rigoroso. Faz menos frio no verão e nas estações de transição, mas fica o lembrete para colocar na mala algo mais pesado, pois mesmo no verão as noites são mais frescas e pode fazer um pouquinho de frio. Não subestime o frio da Serra, pois a sensação térmica na cidade pode ser sempre mais fria do que sugere a previsão do tempo. 
 
As chuvas em Gramado e Canela ocorrem durante todo o ano, portanto, é uma boa ideia levar uma capa de chuva, guarda-chuvas ou um casaco impermeável. 
 
Alto Custo
Prepare o bolso! Gramado e Canela não são cidades baratas e os gastos com alimentação não ficam atrás, os melhores restaurantes da cidade são caros.
Segurança
 Gramado é considerada uma cidade segura e bastante tranquila, mas, de qualquer forma, mantenha os cuidados que você tem em sua cidade natal. Não há perigo em caminhar pela cidade sozinho ou à noite. Também não há pedintes em Gramado.

777 TUR: Desde 2010!!!

Faça Seu Pedido Abaixo:

AV.BARÃO DE MAUÁ, 684, 1° ANDAR - MAUÁ SÃO PAULO - 09310-000

TELEFONE: (11) 2375-7377 / (11) 2375-7477

WHATSAPP: (11) 97218-9884

E-MAIL: contato@777tur.com.br

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Google Maps - Círculo preto