FERNANDO DE NORONHA

1/4
Quando Ir?
Fernando de Noronha é um lugar tão incrível que, independentemente da época escolhida, será uma viagem prazerosa. No entanto, o tempo e as condições do mar variam ao longo do ano. Escolher uma época para viajar é também escolher que Noronha você encontrará.
 
Os nativos dizem que Noronha tem duas estações: uma seca (de agosto a fevereiro) e uma chuvosa (de março a julho). Mas estar na época de chuvas não significa que vai chover todos os dias, são chuvas esporádicas e mesmo nesse período você desfruta de bons dias de sol. É bom recordar, apenas, que as chuvas fazem as ruas de terra ficarem cheias de lama e esse é um fato bastante desagradável para quem precisa caminhar pela ilha. 
 
Para quem gosta de surfar, os meses de dezembro a março são bons, mas janeiro e fevereiro são os melhores, com ondas tão boas que fazem a ilha ser conhecida como o Havaí brasileiro. O responsável pelo sucesso entre os surfistas é o swell, um vento que provoca ondas enormes. Já para quem é do time do mergulho ou prefere um mar tranquilo, o ideal é viajar em setembro e outubro, quando o mar está calmo e a visibilidade chega a 50 metros. 
 
A temperatura média em Noronha é de 28°C, e ao longo do ano ela se mantém estável. O mar, além de limpo, está sempre na casa dos 24°C. Noronha é quente o ano todo, por isso leve muitas roupas frescas, mas vale também o reforço de ter um agasalho para se proteger do vento. 
 
Os meses escolhidos para sua viagem significam também encontrar hospedagens e serviços mais baratos ou caros. Nos períodos de férias, como final de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, a ilha fica mais cheia. Entre abril, maio e junho as chances de encontrar bons preços nas pousadas é maior. 
 
Como as variantes são muitas, analise que tipo de situação você prefere encontrar para escolher a data de sua viagem. Lembre que, independentemente da data, Noronha é sempre quente e bela, além de um verdadeiro encanto para os olhos.
O que Fazer?

As principais atividades em Noronha giram em torno do mar. Basta sair um sol para que todos os turistas queiram ir à praia para curtir um mergulho refrescante. Quem quer se surpreender com água cristalina e visual paradisíaco não pode deixar de ir à Praia do do Sancho ou à Baía dos Porcos.

 

Já para quem quer ficar perto do centrinho, ir à Praia da Conceição é a melhor ideia, essa praia é um point na ilha, especialmente no fim de tarde.

Além do Bar do Meio, o pôr do sol em Noronha também pode ser apreciado de outros locais, entre eles o Forte Nossa Senhora dos Remédios ou São Pedro do Boldró, ambos têm um visual deslumbrante!

 

Aproveitando toda a pureza da água, reserve um dia para fazer um mergulho com cilindro, ou mesmo com snorkeling, e você ficará deslumbrado com a diversidade marinha de Noronha. Peixinhos, tartarugas e pequenos tubarões são visitantes que podem ser observados na Praia do Sueste ou na Praia do Porto.

 

Se gosta de aventura, vale a pena fazer o agendamento de uma das trilhas que o Parque Nacional Marinho oferece. O agendamento deve ser feito com alguns dias de antecedência e algumas trilhas requerem a presença de um guia.

 

A trilha da Atalaia curta não precisa de guia e é bem fácil de fazer; já a Atalia longa que tem cerca de 4h de duração é mais puxada, mas igualmente bela!

 

À noite, uma boa pedida é sair para jantar em um dos ótimos restaurantes que a ilha possui. Se quiser participar de palestras educativas, você pode ir ao Projeto Tamar. Para quem prefere uma noite mais animada, a dica é dançar no Bar do Cachorro, um dos locais mais conhecidos da ilha para desfrutar da vida noturna! 

Como Chegar?

O Arquipélago de Noronha está a 545km de Recife e a 360km de Natal; assim sendo, só é possível chegar via avião ou embarcação. A opção mais utilizada pelos turistas é ir de avião, claro, o que, além de ser rápido, é confortável.

 

Avião
Os voos diretos para Noronha partem de Recife e Natal e levam cerca de uma hora até a ilha. Se você vive em outras cidades brasileiras, será preciso fazer uma conexão nesses aeroportos para chegar ao destino final. As companhias que voam para Noronha são a Azul e Gol.

 

Durante grande parte do ano, ir a Noronha não é barato. Mesmo nos meses de baixa temporada, este é um dos destinos mais caros do Brasil. No entanto, nos últimos anos observamos boas ofertas de voos para Fernando de Noronha.
 

Taxa na chegada a Noronha
Todo turista que visita Fernando de Noronha deve pagar uma taxa de preservação, cujo valor varia de acordo com os dias de permanência na ilha.

 

Essa taxa é paga por pessoa e varia periodicamente. Há a possibilidade de pagá-la previamente, preenchendo um formulário e fazendo o pagamento através do boleto gerado no site oficial da ilha e há também a possibilidade de pagar esse valor ao desembarcar no aeroporto. Sugerimos pagá-lo previamente para encarar filas menores. 
 

Entre o aeroporto e sua pousada
Reservando uma das pousadas em Noronha conosco é comum que elas disponibilizem um transfer gratuito até a pousada. O receptivo busca também outras pessoas, de outras pousadas; por isso, se você tiver pressa em chegar, vá de táxi. 

 

Dica: Na chegada a Noronha reserve o assento na janela esquerda da aeronave e ao deixar a ilha reserve o assento na janela do lado direito - dessa forma você pode ter a oportunidade de observar o Morro Dois Irmãos do avião! O cenário é incrível! É claro que essa dica não é 100% infalível, pois o pouso da aeronave depende da direção do vento, mas em grande parte das vezes é desse jeito que o avião pousa. 

 

Mar

Há planos da administração de Fernando de Noronha em possibilitar a chegada de embarcações à ilha. A maior preocupação, no entanto, é o impacto no meio ambiente e o cuidado para que não desembarque um número maior de turistas do que o desejado, já que hoje todo o acesso de turistas em Fernando de Noronha é controlado.  

Dicas

Taxas

Para ter acesso ao arquipélago mais badalado do Brasil é preciso pagar uma taxa de preservação ao Estado de Pernambuco. A taxa não é barata, mas é necessário pagá-la se você visita Noronha a turismo. E como o pagamento é obrigatório, é melhor fazê-lo pelo site oficial de Noronha, entre dois a três dias antes da sua viagem. Pagando pelo site e não no próprio aeroporto você evita uma fila que sempre se forma na chegada dos voos. 

Parte da ilha de Fernando de Noronha faz parte do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) e essa área que compreende atrações como a Praia do Sancho, Sueste, Mirante dos Golfinhos, Atalaia, etc, só pode ser visitada se for adquirido o ingresso do Parque Nacional. Com o ingresso em mãos você poderá agendar trilhas e visitar praias cujo acesso só é feito em posse desse ingresso, que na verdade é um cartão. Ele é vendido em 4 pontos da ilha e pode também ser comprado antecipadamente.

 

Infraestrutura da Ilha

     Aos que acham que Noronha tem muita infraestrutura e é como uma pequena cidade, não se enganem. Vá para lá ciente de que a estrutura da ilha é limitada, muitas ruas não são asfaltadas e, quando chove, é comum ter que pisar em um pouco de lama. As praias nem sempre são de fácil acesso; por isso, caminhar faz parte do dia a dia e tudo isso faz parte da magia do lugar. Sem um pouco de esforço, não dá para desfrutar de Noronha. 

 
Conexão
Celulares funcionam, sim, em Noronha, mas não em todos os pontos da ilha. A internet
4G do celular deixa bastante a desejar. Grande parte das pousadas possui conexão de internet para os hóspedes, mas ainda assim, as conexões nem sempre são boas. Aproveite a viagem para abstrair... tenha ciência de que grande parte das vezes a internet não funcionará bem.
 
Não se Esqueça

 É sempre bom levar água e um biscoito ou lanches na mochila, pois várias praias da ilha quase não têm estrutura. 

 

 Leve remédios básicos que você usa no dia a dia, já que a farmácia de Noronha pode ser cara e, além disso, pode não ter o medicamento de que você precisa.

 
Preço
     Tudo em Noronha é caro. É relativamente normal uma lata de refrigerante custar R$8 e um prato principal para uma pessoa em um restaurante custar R$80. Vá para lá tendo isso em mente. Todos os produtos de que turistas e moradores precisam chegam ao arquipélago de barco, fazendo encarecer todo tipo de serviço.
Mar

 O mar em Noronha não é sempre calminho. Se você tem medo de ondas fortes, procure conhecer a ilha entre agosto, setembro e outubro.

 
Segurança

A Ilha é bem monitorada e acolhe bem os turistas, possui postos policias de atendimento imediato ao cliente e estão sempre a postos para atender ocorrências. Evite andar sozinho e a noite em lugares que você não conhece, pois isso te torna vitima de arrastões. 
 

Ande com bolsas e mochilas sempre à sua frente e de preferência guarde maquinas fotográficas dentro da bolsa. Não saia portando muitos objetos de valor e evite andar com carteira, dê preferência para o uso de cartões de crédito.

777 TUR: Desde 2010!!!

Faça Seu Pedido Abaixo:

AV.BARÃO DE MAUÁ, 684, 1° ANDAR - MAUÁ SÃO PAULO - 09310-000

TELEFONE: (11) 2375-7377 / (11) 2375-7477

WHATSAPP: (11) 97218-9884

E-MAIL: contato@777tur.com.br

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Google Maps - Círculo preto