O dia a dia de muitos turistas em Cancún é mais ou menos assim: praia, passeios e bastante sol durante o dia e, à noite, um jantar com direito a bater perna nos shoppings. A fama de Cancún não se resume à cidade em si; a quantidade de atrativos e a interação e a proximidade com outros lugares ao redor trazem à cidade essa fama de ser um parque a céu aberto.
Se durante o dia a boa é aproveitar o sol, não deixe de usufruir da estrutura do seu hotel. Certamente haverá cadeiras junto ao mar ou uma piscina para curtir o tempo quente. Outro programa interessante é fazer algum dos diversos passeios oferecidos; você pode ir a Isla Mujeres, Chichén Itzá, Tulum ou conhecer um parque aquático, como Xplor e Xcaret.
À noite, não deixe de observar o movimento do Forum by The Sea. É nessa região que estão instalados lugares famosos como o Señor Frog's, o bar mais animado da cidade, o Hard Rock Café e a boate Daddy'O. Isso tudo sem comentar do Coco Bongo, uma das boates mais famosas do mundo, com diversas imitações legais.
Cancún tem muitas opções, seja para casais em lua de mel, seja para jovens querendo curtir a noite, ou para famílias em férias.
Cancún, como bom pedaço do Caribe que é, não poderia deixar a desejar quando se fala em praia. A areia ao longo da orla é fininha, clara, e o mar… ah, o mar dispensa elogios. Sua coloração é de um azul tão intenso que hipnotiza, tamanha a beleza. Essa coloração meio azul-turquesa, meio verde água, é a responsável pelo sucesso de muitas luas de mel. Um mergulho nas águas cristalinas é a certeza de sair renovado depois de perceber na pele o calor que faz na cidade.
A praia que você visitará em Cancún será a praia do hotel; afinal, os hotéis organizam toda uma estrutura para que o hóspede tenha conforto nas praias. Além disso, o trecho do mar na frente do hotel é bem cuidado e você poderá usufruir de cadeiras e guarda-sóis ao final de uma caminhada muito pequena. Por isso, vale a pena se informar sobre a situação do mar próximo ao hotel onde você pretende ficar.
A Zona Hoteleira de Cancún tem a forma muito parecida com a do número sete. Sendo assim, o traço superior do sete será a área das águas calminhas, quase sem ondas. Ao passo que a Boulevard Kukulcán vai crescendo, o mar vai ficando mais agitado e isso representa também ondas maiores. Ocasionalmente, nos pontos mais críticos, a praia ganha uma banderinha vermelha sinalizando para ter cuidado com o mar. A coloração bela se mantém intacta por toda a costa, o que muda mesmo é a agitação do mar. Nada impede, no entanto, que você caminhe desde a praia do seu hotel até outros pontos da orla; o problema é o acesso externo, já que a construção dos hotéis obstrui a passagem.
Independentemente do lugar escolhido para se hospedar, você poderá conhecer algumas das praias públicas de Cancún. Elas são mais usadas por quem está hospedado no centro e pelos próprios mexicanos que querem curtir um dia de sol. A maioria das praias públicas têm banheiro gratuito e guarda-vidas, mas peca quanto à estrutura na areia os vendedores ambulantes são proibidos e nem sempre há guarda-sóis gratuitos ou para alugar, ou seja, se você quiser beber qualquer coisa, terá que levar consigo.